sábado, 23 de maio de 2009

Resenhas de Filmes

Quem Quer Ser um Milionário?
CONTRASTEContraste é o que vemos com indiferença sob os viadutos das metrópoles.São crianças alimentando-se do desperdício no lixão.É deitar em berço esplêndido ignorando quem dorme em papelão puído.É sorrir quando o mundo caminha para a destruição.Contraste é o colorido das roupas com o vermelho do sangue.É viver em cárcere temendo a rua.É sentar no banco da praça e ser violentado.É conviver com a violência nua e crua.Contraste é o trabalho escravo e a corrupção.É sentar-se à mesa depois do trabalho e fazer uma oração.É morrer nas filas de hospitais aguardando por um leito.É ver um pobre na rua mendigando por um pão.Contraste é ver nossos adolescentes armados.Participando de crimes, lotando a FEBEM.São as drogas circulando livres nas escolas.São as autoridades isentando-se também!“Contraste” é o confronto do sonho com a realidade.É poder acreditar que a explosão será apenas de felicidade.E que os estampidos ecoando em noites afora, sejam apenas rojões com brilho de estrelas em noites de São João.TREVISANI, Silvia, Se as estrelas falassem...
http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/1583097

Resenha de filme: A Última Hora
Trailer do filme 'A Última Hora' (The 11th Hour), documentário produzido e narrado por Leonardo DiCaprio.A Última Hora descreve o último momento em que ainda é possível mudar. O filme explora o modo como a humanidade chegou até esse momento: como vivemos, o impacto que provocamos sobre o ecossistema, e o que podemos fazer para mudar este quadro. O filme apresenta diálogos com especialistas do mundo inteiro, incluindo o antigo primeiro-ministro soviético Mikhail Gorbachev, o cientista Stephen Hawking, o homem que chefiou a CIA, R. James Woolsey, e autoridades em projetos de sustentabilidade como William McDonough e Bruce Mau, além de mais de 50 cientistas, pensadores e líderes, que apresentam fatos e discutem os principais temas com que hoje se defronta nosso planeta.Narrado por Leonardo DiCaprio, A Última Hora é produzido por Leonardo DiCaprio, Leila Conners Petersen, Chuck Castleberry e Brian Gerber, com roteiro e direção de Leila Conners Petersen e Nadia Conners.

Um adolescente é acolhido por uma mulher também jovem, mas com uma idade que supera em duas vezes a sua.
Depois desse encontro casual, os encontros passaram a ser mais ardentes e o adolescente vive uma fantasia real de ter consigo uma “tutora sexual”, misteriosa, envolvente e decepcionante em relação à sua imatura concepção de amor.
A vida para o adolescente, nesses momentos, se resumia unicamente a satisfação da mais prazerosa necessidade biológica: o sexo. Do ponto de vista
schopenhauriano e freudiano isso seria um “pleonasmo”, na qual é muito bem ilustrado nas evidências dos pensamentos e das ações do adolescente para agradar a moça, tendo em vista conseguir para si um envolvente e ardente corpo de mulher. Já para a moça, o sexo não precisava ser dissimulado nas indiretas das relações humanas, ela parecia entender bem que não era mais do que uma satisfação do corpo, uma necessidade biológica, por vezes permutada com o parceiro.
Para ela, a relação com o garoto não tinha aspecto de amor romântico, era livre e naturalmente vivida por ela dentro de sua perspectiva; embora é possível vislumbrar, em alguns momentos, contornos de romantismo por parte da dama - talvez por receio em não frustrar tanto os sonhos do iniciante rapaz, ou porque ela mesma estivesse sentido prazer da companhia, o que em sua vida solitária foi coisa tão rara.
A donzela, de poucas perguntas e poucas respostas, era facilmente cativada por leituras, nas quais se comovia e parecia sentir a vida com toda sua pujança se revelando através das palavras que saiam das leituras de romances e poesias que o adolescente realizava em voz alta. Mas por que a moça não lia ela mesma se gostava tanto assim de livros? Mantido às escusas, o adolescente trocava leituras por sexo.
É assim que se inicia o filme “The Reader” (O Leitor, 2008), do mesmo diretor (Stephen Daldry) do cativante filme “As Horas”.
Nos minutos iniciais o filme parece um estranho romance retirado dos sonhos de um adolescente fantasiando suas primeiras impressões sobre o “amor romântico”, encenado com a bela donzela experiente que iria iniciá-lo sexualmente. Mas o desfecho não será outro senão um envolvente drama com situações que nenhum código moral e ético será capaz de resolvê-las.
Michael Berg (David Kross), um adolescente comum de família de classe média, e Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma solitária donzela que gasta sua vida em uma rotina de trabalho que a sustenta em seu modesto quarto de um condomínio no subúrbio alemão, terão suas vidas marcadas por tramas proporcionadas pelas casualidades dos encontros e desencontros em momentos distintos da vida.
O romance termina repentinamente com o desaparecimento de Hanna, sem direito à respostas, mas com muitos mistérios e frustrações ao sonho do adolescente.
Alguns anos depois, no pós-2ª Guerra, Michael, agora um proeminente estudante de Direito, vê o mundo sair dos trilhos ao reencontrar a misteriosa dama do seu romance de adolescente em condições difíceis e problemáticas ante um julgamento de interesse público: acusação por crime nazista - em Auschwitz.
Diante da situação, uma profusão de pensamentos embaralhados atingem o jovem. E aqui a moral e a ética são destoadas pelo que foi vivido no curto romance de sua adolescência.
Nessas novas configurações da vida de Michael e Hanna, conflitos e angústias não irão faltar. O que proporcionará um desfecho surpreendente aos telespectadores, onde muitos mistérios do romance da história de vida passada de Hanna e Michael poderão encontrar algumas respostas.
A situação vivida por Hanna no julgamento pode ir de “culpada” a “inocente” facilmente: se do ponto de vista de Michael ou do público.
Ao telespectador também cabe, é claro, o seu julgamento. Mas me parece que os códigos de leis morais e éticas serão inócuos para a questão - creio eu ser essa colocação também um pleonasmo.
Trailer legendado de “O Leitor”:
http://www.youtube.com/watch?v=I50ZKFCqr8g

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